As portas abertas do comércio e serviço da Avenida Rio Branco e suas adjacências, o ir e vir de pessoas nos passeios públicos delineados por um importante acervo contínuo de Art Déco, as conversas e os encontros nas esquinas, salões, cafés, brechós e antiquários, a efervescência dos dias de Brique na Vila Belga, a pujança adormecida da Gare da Estação, a convivência plural nos espaços verdes do Parque Itaimbé fazem parte da identidade e memória ativa do Centro Histórico de Santa Maria.
É neste lugar que nasce o Distrito Criativo Centro-Gare, um projeto que traz em seu DNA um processo contínuo de escuta ativa daqueles que vivenciam diariamente a região, os verdadeiros especialistas do território. A partir das dores e desejos de mais de 500 pessoas ouvidas ao longo do ano de 2021 (veja em nossa trajetória a timeline da construção da iniciativa do Distrito Criativo), foram configuradas um conjunto de ações estratégicas que vão ajudar a ordenar de forma sequencial um plano de ação que conduza o distrito criativo em direção ao futuro desejado.
A região, delimitada em seus extremos pela Praça Saldanha Marinho e pela Gare da Viação Férrea, é uma das mais importantes da cidade em termos históricos e culturais. Ao longo da Avenida Rio Branco, Santa Maria cresceu e se desenvolveu, impulsionada pela aura de progresso e modernidade trazida pela ferrovia no final do século XIX. Por ser um símbolo para a cidade, aliado ao fato de que já existem no território diversas iniciativas voltadas à economia criativa, o Centro Histórico foi escolhido para sediar o Distrito Criativo Centro-Gare.
Para que este território se torne de fato um distrito criativo, é preciso que existam pessoas criativas capazes de movimentar as diferentes estratégias para fazê-lo vibrante, além de projetar novas ideias. O Distrito Criativo Centro-Gare não se resume a prédios revitalizados, a obras de infraestrutura e melhorias, a buracos tapados ou placas turísticas novas, a eventos ou novos empreendimentos ou a leis de fomento. Para que tenha êxito, esse projeto necessita de tudo isso e do envolvimento, do querer fazer diferente. E, isso, envolve a todos nós.
Estimular a economia criativa é tão importante quanto propiciar que todos os cidadãos que frequentam o distrito se vejam como agentes de transformação, que se identifiquem com o atributo "criativo" do distrito e que sejam capazes de encontrar soluções criativas para os problemas do território em que vivem.
Não é um processo finito, é uma jornada evolutiva que, aos poucos, transformará o território em sua aparência e uso e fará surgir um ambiente pulsante, econômico e sustentável. É importante que esse movimento ocorra, mas ele deve servir para dar condições para que a criatividade inerente ao ambiente floresça, e que suas vocações sejam potencializadas para promover o aumento da qualidade de vida das pessoas que ali vivem, trabalham ou visitam.
Para um distrito criativo nascer é preciso...
...ativar a colaboração entre diferentes setores
...colocar as pessoas no centro
...enxergar os problemas existentes sob diferentes óticas
...exercitar a empatia
...conectar o novo com a identidade local existente
...aperfeiçoar a capacidade de agir de forma coletiva